sexta-feira, 26 de junho de 2009

MAIS RESPEITO COM OS GAÚCHOS

Um cronista de São Paulo chamado Chico Lang descarregou todo o seu recalque sobre os gaúchos em sua coluna no site http://www.gazetaesportiva.net/.
Lamentável que existam pessoas que pensem e que tenham a cara de pau de escrever o que ele escreveu no seu espaço, que seria para tratar de esporte.
Disse o cara, entre outras coisas, que o futebol gaúcho é belicoso. Que ou vai na bola ou no pau. Que está na hora da CBF meter a colher e tirar mando de campo de Grêmio e Inter. Que os gaúchos estão em desvantagem na Libertadores e Copa do Brasil e por isso têm que apelar para a ignorância. Que Cruzeiro e Corinthians deveriam desembarcar em Porto Alegre com um pelotão de seguranças. E ainda concluiu dizendo que a maioria dos generais da ditadura eram gaúchos e que mataram, torturaram e roubaram do povo brasileiro.
Teria um monte de coisas para dizer a este senhor, mas prefiro ressaltar que nós, gaúchos, não somos estes marginais que ele prega. Aqui se trabalha, se luta mesmo e com orgulho da terra que nós dá o que comer. Aqui amamos o nosso chão. O povo tem orgulho da terra em que nasceu.
Estas agressões descabidas que vêm em forma de palavras na coluna deste cidadão servem para mostrar que sim, Chico Lang gostaria de ser gaúcho. É recalque puro de um cara que mora no Estado mais violento do Brasil. Estado que enriqueceu as custas do resto do Brasil com a República do Café com leite e do Coronelismo. Estado que ainda hoje se aproveita da mão de obra de retirantes nordestinos para enriquecer.
Queremos que Chico Lang saiba que no Rio Grande do Sul, Cruzeiro e Corinthians serão recebidos civilizadamente. Terão todas as condições de jogar futebol na bola. E se forem merecedores poderão comemorar suas conquistas.
Aqui não vamos queimar ônibus de torcedores adversários. Não vamos matar ninguém para que os nossos times saiam vencedores. Vamos botar em campo o que sempre tivemos e os Chico Lang's da vida sempre invejaram:
A GARRA E A VONTADE DE VENCER SEMPRE DOS GAÚCHOS.
PRA CIMA DELES TRICOLOR. PRA CIMA DELES COLORADO!!!

36 comentários:

Anônimo disse...

Vai te catá, Ramiro!

Unknown disse...

Falou bem menos que o Chico e falou tudo Ramiro!!! Perfeito!

Anônimo disse...

Perfeito.
Sirvam nossas façanhas de modelo a todo o Brasil!

joãozinho disse...

ba cara, lamentavel esse chico lang...

minha vida daria um CD Duplo disse...

Muito bom!!!
Faço das dessas palavras, as minhas...
Sou gaúcga, mas já morei na região Sudeste do Brasil e diversas vezes, quando descobriam a minha origem "sou do sul", me questionavam coisas do tipo: as cidades lá no Sul tem asfalto?? Os indios andam na rua pelado mesmo??Mas ao mesmo tempo, fui muito bem recebida e acolhida pela região Sudeste por outras pessoas que conhecem e ADORAM o RIO GRANDE DO SUL...sempre elogiando a educação, alegria e bom humor do povo "daqui"...
E VIVA O RIO GRANDE DO SUL!!!
PS: para essas pessoas que me faziam as perguntas acima citadas, sempre em minhas viagens de férias para o Sul,voltava com MUITAS fotos e cartões postais das maravilhas e REALIDADE daqui...que na minha opinião é bem melhor do que LÁ...

Anônimo disse...

Esses caras vivem falando de nós gaúchos, e não olham o que acontece em volta deles! Ramiro falou tudo!
Da-lhee Grêmio<3

Mateus Menezes disse...

Tchê, baita ignorante mesmo esse tal de Chico. E ainda é cronista?! Não me surpreendo dele ser de SP.
Poupem-me desses paulistas invejosos, que sonham em ter metade de nosso espírito esportivo, e que sequer conhecem o que é jogar com raça.

Avante tricolor porto-alegrense!
Avante colorado dos pampas!

Quem escreve aqui é um gremista, mas que torce verdadeiramente pelo RS.
Já imaginaram se Grêmio e Inter conseguem essa virada histórica?
O que vão comentar no resto do país, principlamente em SP? Comentar nada, que eles calem a boca e aprendam a jogar futebol.

Greici de Almeida disse...

É lamentável que ainda exista esse tipo de preconceito que se baseia em fatos de um passado não digno porém ainda passado, citar que os generais da época da ditadura eram do sul e todas as barbáries realizadas e fazer relação com o futebol é no mínimo ridiculo e apenas mostra a capacidade de argumentação. Ignorância esta no fato de uma época não muito distante times da parte superios do mapa terem sido inúmeras vezes ajudados, por negligência, por má fé..Que o futebol se resolva dentro de campo, que as disputas e rusgas e ate mesmo confusões que por acaso venham a aparecer sejam julgadas e punidas pelas autoridades competentes sem influência de pessoas que nada fazem ou fizeram de revelevante pelo esporte, que apenas usam de espaços que lhes são dados para instigar ao invés de ajudar...

André Luiz Berton Moreira
Andre.berton.alb@gmail.com

Unknown disse...

Povo indignado do Rio Grande. Mandem o seu "protexto" para o email do Lang: bolasolta@gazetaesportiva.com.br

Rosane disse...

Ramiro, parabéns pela resposta. Concordo inteiramente contigo: esse tal de Chico Lang é um recalcado, ridículo... Depois disso, torcerei não só para o meu tricolor, mas também pelo inter para que possamos dar a resposta dentro de campo para esse imbecil que se diz jornalista...

Camila Sant' Anna disse...

Parabéns Ramiro...

Anônimo disse...

Muito bom é isso mesmo, e o mesmo aconteceu com um radialista na libertadores quando o Grêmio eliminou o Santos em uma situação esse radialista ofendeu os gaúcho chamando agente de palavras horríveis lamentável isso pois vemos o lugar em que esse colunista trabalha não passa de um colunista pé de chinelo vamo Grêmio vamo Inter mostrar a força do Rio Grande do Sul!

Anônimo disse...

Muito bom Ramiro!
É isso aí!
Somos diferente deles, aqui não tem a violência que tem lá, a nossa guerra é sempre no bom sentido. Na verdade este Chico tá afim de provocar, mas nós não vamos fazer o que as torcidas fazem lá, não mesmo....vamos jogar junto com nossos times na libertadores e copa do Brasil e se os adversários ganharem, vamos aplaudir como pessoas civilizadas que somos.
Dá-lhe Inter.
Beijos
Simone

Che Guevara disse...

Cara,meu raciocínio é o seguinte:se somos o lixo,porque não nos deixam sermos um país então?A começar pelo estado desse senhor que é racista,arrogante,prepotente,xenófobo(além dos gaúchos,eles odeiam e difamam nordestinos e cariocas)veremos no que se transformará o Brasil.Se antes torcia para o Inter mesmo sendo gremista,agora que eu quero ver a humilhação dessa paulistada arrogante,a versão brasileira dos argentinos,até aplaudiremos se eles saírem vencedores,mas que verei a dupla Gre-Nal lutar como guerreiros,isso eu verei.Pra cima deles.

Curumim disse...

Bom, após ler essa coluna, acabo caindo em outro dilema. Se é para escrever esse tipo de coisa, realmente não seria necessário nível superior para publicitários.

Acho que são pessoas desse nível que acabam desvalorizando o profissional da mídia como ser humano.

Imagino também quantas pessoas não gostariam agora de "cagar a pau" esse cidadão. Afinal comentários assim revoltam, e revolta vira raiva, que vira violência.

O importante é levantarmos a cabeça, pois apesar do governo que hoje temos aqui, estamos muito melhores em nível de vida do que eles. Para isto, basta olhar o Guaíba. Ou vão querer dizer que o Tietê é melhor.

Não dependemos deles pra nada. E sabemos muito bem disso.

Sigamos em frente, nós gremistas e colorados dessa nação Rio grandense.

Ass: Curumim

Anônimo disse...

!

Rafael Zanatta disse...

Por essa e por outra que eu so afavor da separaçao do Rio Grande do resto do Brasil!

Sérgio Porto - Ivoti disse...

Pessoal, idiota tem em todo lugar e esse cara é conhecido por ser um deles. Ele é execrado em SP também. Agora, não é porque escreveu essa sandice que temos que escrever também. A torcida do Inter foi recebida lá sem problema e ninguém foi agredido nem ônibus foi queimado. Não vamos misturar as coisas. Aquilo do ônibus foi represália contra a torcida do Vasco que tinha assassinado um corintiano. Quem já morou em SP sabe que gostam de gaúchos e do RS. Essa rivalidade selvagem é só no futebol e de alguns poucos e que às vezes nem são de lá, como o mala do Milton Neves que é mineiro ,torce para o Santos e só enche o saco. Nunca ninguém me perguntou lá se aqui tinha asfalto e índio nas ruas. Eles não são tão desinformados e sabem que garra em campo é também orgulho dos corintianos. Outro dia li eles dizendo que o time do Inter que foi campeão gaúcho só tinha o Taison de gaúcho. Vamos mostrar mais elegância que a desse Lang. Não vamos mostrar desconhecimento de história também que é feio. As melhores universidades deles são estaduais e não federais. As estradas também são as melhores e quase não tem BR por lá. Os melhores hospitais também não são federais e eles não fazem a menor questão de pertencer ao Brasil: os caras são separatistas mesmo. 70% da população carcerária de lá é de gente de outros estados. Pessoal, morei muitos anos lá e a coisa não é como a gente pensa. Se política de café com leite fizesse uma economia daquele tamanho Minas Gerais deveria ser maior.

Anônimo disse...

A atitude do Fernando Carvalho é deplorável, sou paulista moro em POA à 20 anos e isso aí mesmos vocês choram de mais quando não estão por cima. Vão perder em casa também para deixar de ser bestas!

Leonardo disse...

Recalque, Inveja. " Quem desdenha quer comprar". O Momento do futebol gaúcho é sensacional. Apesar dos ultimos resultados não serem favoráveis, um está na semi-final de uma LIBERTADORES, onde não tem NENHUM paulista e NENHUM carioca, e outro na FINAL de uma copa do Brasil. Alias, time paulista, que, todos sabemos o Favorecimento que se tem da "intocavel" FEDERAÇÃO Brasileira de futebol; onde se espera tudo a favor de times do eixo.
Inveja, MEDO.
E pra falar a real, Eu não sei quem é Chico Lang, não sei mesmo; mas depois disso, não me interessa saber.

Parabéns Ramiro!

Rodrigo Hammer disse...

Li a coluna do tal cidadão e não me contive, tive que escrever uma resposta. Divido com os amigos...

Boa noite Sr. Chico Lang !

Aliás, quem é o senhor mesmo? Acompanho há muitos anos, inúmeros canais esportivos na TV aberta e fechada e não me lembro de vê-lo em nenhum programa de relevância nacional. Gostei da sua coluna "Gauchada esquece a bola..." mas não foi pelo conteúdo e sim pela sua manifestação de medo...ou seria dor de cotovelo? Ciúmes talvez? Acertei ?

Realmente acho que Grêmio e Internacional deveriam jogar mais bola e dar menos pau, porque dando pau ganharam apenas 10 títulos nacionais, 3 Libertadores, 2 Mundiais dentre outros títulos, isso sem falar no Juventude, que já levantou essa taça que o seu Corinthians tenta desesperadamente ganhar na próxima semana. Sobre Libertadores, não vou estender a conversa para não constrangê-lo, até porque o Corinthians foi "campeão mundial" sem sequer disputá-la.

O senhor não falou sobre os motivos para que Grêmio e Inter percam seus mandos de campo. Aconteceu algo que eu não tenha visto? Até onde eu saiba, as pessoas matam e morrem nos clássicos aí na sua terra e não aqui no RS, quer mais clima de guerra do que esse? A fiél não queimou um ônibus do Vasco há um mês atrás? O Corinthians continuou com seu mando de campo. Dois ônibus com torcedores do Grêmio foram apedrejados dento das dependências do Mineirão. Não acredito que seja uma grande maneira de um povo civilizado tratar seus visitantes, achei que vocês aí no centro do país tivessem medo desse tipo de coisa. Acho que entendi ! Quando vocês estão aí, protegidos pela policiazinha dos seus Estados, vocês se transformam nos "machochos" mas quando o bicho pega aqui em Porto Alegre, é coisa de índio fronteiriço.

Faça me o favor Sr. Chico Lang, isso não é o que eu consideraria uma forma digna de conseguir notoriedade. O senhor terá que se se esforçar um pouco mais para que com méritos e competência próprios consiga seu espaço, embora pela sua foto publicada no site imagino que já tenhas idade avançada e se ainda assim, do alto de toda a sua maturidade ainda pense com despeito, preconceito e xenofobia, não creio que consiga sair do ostracismo.

Como ultimamente, é aqui em Porto Alegre que o senhor pode encontrar bom futebol, lhe aguardamos ansiosamente na próxima semana. Terá, futebol, grito, clima de guerra e se precisar, pau.

Equipe Prateleira Games disse...

Ramiro,

repassei pra uma galera aquela declaração do chico lang, e a tua resposta. Um me mandou esse texto de Arnaldo Jabor.









> Arnaldo Jabor sobre o RS.
> Pois é.
> O Brasil tem milhões de brasileiros que gastam sua energia
> distribuindo ressentimentos passivos.
> Olham o escândalo na televisão e exclamam 'que horror'.
>
> Sabem do roubo do político e falam 'que vergonha'.
> Vêem a fila de aposentados ao sol e comentam 'que absurdo'.
>
> Assistem a uma quase pornografia no programa dominical de televisão e
> dizem 'que baixaria'.
>
> Assustam-se com os ataques dos criminosos e choram 'que medo'. E pronto!
> Pois acho que precisamos de uma transição 'neste país'.
> Do ressentimento passivo à participação ativa'.
>
> Pois recentemente estive em Porto Alegre , onde pude apreciar atitudes
> com as quais não estou acostumado, paulista/paulistano que sou.
>
> Um regionalismo que simplesmente não existe na São Paulo que, sendo de
> todos, não é de ninguém. No Rio Grande do Sul, palestrando num evento
> do Sindirádio, uma surpresa.
> Abriram com o Hino Nacional.
>
> Todos em pé, cantando.
> Em seguida, o apresentador anunciou o Hino do Estado do Rio Grande do Sul.
> Fiquei curioso. Como seria o hino?
>
> Começa a tocar e, para minha surpresa, todo mundo cantando a letra!
>
> 'Como a aurora precursora /do farol da divindade, /
> foi o vinte de setembro /
> o precursor da liberdade '
>
> Em seguida um casal, sentado do meu lado, prepara um chimarrão.
> Com garrafa de água quente e tudo.
> E oferece aos que estão em volta.
>
> Durante o evento, a cuia passa de mão em mão, até para mim eles oferecem.
> E eu fico pasmo. Todos colocando a boca na bomba, mesmo pessoas que
> não se conhecem. Aquilo cria um espírito de comunidade ao qual eu,
> paulista, não estou acostumado.
>
> Desde que saí de Bauru, nos anos setenta, não sei mais o que é 'comunidade' .
> Fiquei imaginando quem é que sabe cantar o hino de São Paulo.
>
> Aliás, você sabia que São Paulo tem hino? Pois é...
> Foi então que me deu um estalo.
> Sabe como é que os 'ressentimentos passivos' se transformarão em
> participação ativa?
>
> De onde virá o grito de 'basta' contra os escândalos, a corrupção e o
> deboche que tomaram conta do Brasil?
> De São Paulo é que não será.
>
> Esse grito exige consciência coletiva, algo que há muito não existe em
> São Paulo.
> Os paulistas perderam a capacidade de mobilização. Não têm mais
> interesse por sair às ruas contra a corrupção.
>
> São Paulo é um grande campo de refugiados, sem personalidade, sem
> cultura própria, sem 'liga'.
> Cada um por si e o todo que se dane.
> E isso é até compreensível numa cidade com 12 milhões de habitantes.
>
> Penso que o grito - se vier - só poderá partir das comunidades que
> ainda têm essa 'liga'. A mesma que eu vi em Porto Alegre.
>
> Algo me diz que mais uma vez os gaúchos é que levantarão a bandeira.
> Que buscarão em suas raízes a indignação que não se
> encontra mais em São Paulo.
>
> Que venham, pois. Com orgulho me juntarei a eles.
> De minha parte, eu acrescentaria, ainda:
>
> '...Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra...'
>
> Arnaldo Jabor
>

Unknown disse...

Parabéns Ramiro, sou colorado e ao contrário do que diz o Eron, eu não consigo torcer pro Grêmio, mas esse Chico Lang estrapolou ofendendo a nossa história e a nossa terra

W.Vidal disse...

Deyvid, qualquer texto que rola na internet que não tenha autor sempre será do Arnaldo Jabor! hehehehe

Ramiro, mandasse bem, com respeito e elegancia, parabens!

Anônimo disse...

Muito bom, Ramiroo !
Falou pouco, mas falou bonito !

E viva o nosso Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

VAI TE CATÁ CHICO LANG!!!

Glauber TRICOLOR disse...

uma pena que sejam tão fraquinhos para disputar competições desse nivel
avante tricolor!!!!
com ou sem macaquito iremos adiante!!!!

Anônimo disse...

Quem sou eu para contrariar as palavras do Arnaldo Jabor???

Cristiane disse...

Baita IGNORANTE este tal de chico lang, desmerecedor de qqr ibope a estas palavras dele.
A resposta foi um tapa de luva!!!!!

Anônimo disse...

Como a gurizada ja falo aí isso é coisa de ignorante, e como tu escreveu Ramiro, isso é puro ciúmes.
Apesar de se COLORADO, eu quero que a dupla mostre pra esse cara aí a força que a GaUCHADA tem.

Anônimo disse...

Muito bem Ramiro! Vamos mostrar dentro de campo que este indivíduo não sabe o que diz, e que se trata tão somente de um "pilheiro".

Unknown disse...

Esse cidadão Chico Lang é aquele mesmo que se "apitou" dias antes do jogo decisivo entre Grêmio X Santos pela semifinal da libertadores 2007 e que foi assunto no programa cafezinho. O motivo, por mais sensacional que seja, foi o mesmo: ele metendo o pau nos gauchos em geral com o único objetivo de desestabilizar o nosso esporte. Uma tentativa fajuta de prevalecer a imagem esportiva do centro do país. É sempre a partir dessas atitudes que eles tentam nos desmobilizar.
Isto deve ser um tipo de inveja à nossa identidade definida. O povo gaúcho se identifica muito com sua cultura e sua terra. Tem seus costumes, musícas, culinária...enfim, tudo próprio.
Mas o mais incrível é que sempre tentam, mas no final o tiro sai pela culatra.
Ele que não venha chorar depois se Grêmio e Inter vencerem seu respectivos jogos e se tornarem notícia nacional.
E pelo amor de deus, onde está a ética profissional no jornalismo?Como um cidadão com uma opinião tão arcáica e fajuta pode ainda estar postando suas idéias nefásticas? Não é possível que após aquele papelão de 2007 em que ele foi o estopim desta mesma discussão, ainda mantenha o mesmo cargo e com as mesmas idéias esdrúxulas.
Abraços de um cidadão Brasileiro, mas acima de tudo...gaúcho...com muito orgulho dessa terra!

Anônimo disse...

É infelizmente um comentário como este com a formação que ele tem é brabo. E além do mais acaba de comprar uma intriga com os gaúchos desnecessária. PArabéns, na próxima coloque uma saia que sairá melhor.

Anônimo disse...

CHUPA CHOROLADO!!!!!!!!!!!
PEGUEM O DVD E LEVE JUNTO PRO CAIXÃO!!!!!!

Anônimo disse...

Esse Chico é muito coitado...

Anônimo disse...

CARISSÍMO CHICO SEI LÁ DE QUE
DIZIA E DIZ LFVERISSÍMO

"SE TODO MUNDO FOSSE GAÚCHO, SER GAÚCHO NÃO SERIA VANTAGEM"

MORRA DE INVEJA RECALCADO E TORÇA PARA QUE UM DESTES TEUS TIMES PAULISTAS OU SEJA LÁ QUE RAIOS FOREM TUAS PREFERÊNCIAS CHEGUEM UM DIA LONGÍNQUAMENTE A SER O QUE NOSSO FUTEBOL GAÚCHO É NÃO SÓ PARA O BRASIL MAS PARA O MUNDO ESPORTIVO E PRINCIPALMENTE DO FUTEBOL.

ORGULHO IMENSO DE SER DA TERRA FARROUPILHA

FORTE ABRAÇO A TODOS MEUS CONTERRÂNEOS